Secretaria da Educação promove palestra com educadora renomada nacionalmente 15/03/2013
22/03/2016 20:49 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

A Secretaria de Educação abriu oficialmente, na última quarta-feira, 13,  o ano letivo da rede municipal de ensino com um evento realizado no Teatro Municipal Miguel Cury, que contou com a presença de mais de 500 professores.

         A cerimônia também foi acompanhada pela prefeita Belkis Fernandes, pela secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes, pelos vereadores Enfermeiro Alexandre e Inácio J.B. Filho, além da dirigente regional de ensino Sílvia Cantarin, a representante do Grupo Expoente Elenize Maffei e outros representantes da área da educação.

          Belkis Fernandes deu as boas-vindas aos professores e falou sobre a importância da educação. “Todas as políticas sociais são importantes, mas é a educação que move, que transforma, por isso temos que canalizar na educação as nossas energias. Escolhi para comandar a Secretaria de Educação uma mulher, a Profª Maria Tereza, que é efetiva da rede, o que demonstra meu carinho e preocupação com todos os professores. Os desafios são muitos, mas juntos vamos construir uma educação municipal cada vez melhor, para isso conto com vocês professores. Sucesso a todos”.

A secretária municipal de educação Profª Maria Tereza Paschoal de Moraes agradeceu a todos pela presença e falou sobre a importância da profissão. “Quero dizer que estamos inseridos numa política macro, de um país que conseguiu proporcionar o direito à educação a todos, porém há um caminho árduo pela frente e nossa maior missão é garantir acima de tudo que a educação seja de qualidade. Temos a importante missão de tornar este país melhor e isso só conseguiremos garantindo mais qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Sei do nosso esforço e das dificuldades que enfrentamos para desenvolver o nosso papel, por isso peço que continuemos a fazer a diferença em defesa de uma educação pública de qualidade” .

         A Secretaria Municipal de Educação, compromissada em garantir o direito de qualidade do ensino, tem na formação continuada um dos pilares da educação municipal. Desta forma a compreensão do professor como aprendente/ensinante e ensinante/aprendente é o pressuposto que sustenta a concepção de formação, bem como estabelece como princípios a autonomia e a cooperação como exercício de apropriação da importância da auto-formação no projeto de vida dos professores.

         Com isso,  o ponto alto da noite foi a palestra ministrada pela Profª Drª Emília Cipriano intitulada “A formação continuada dos educadores como condição necessária para uma educação de qualidade”. As lições teóricas e práticas da renomada educadora encantaram o público presente, que por diversas vezes interrompeu a palestra com palmas entusiasmadas.

        

         Emília Cipriano fala sobre a palestra

 

Ao ver o Teatro Miguel Cury lotado, a palestrante Drª Emília Cipriano externou sua alegria. Ver isso, segundo ela, revela um encontro de rede, no qual o professor precisa perceber que o trabalho de educação é eminentemente coletivo. “Estou muito feliz. A minha palestra vai focar a questão da formação como um princípio para a qualidade do profissional de educação, a implicação de uma formação que faça com que o profissional se atualize pra esse tempo do presente, perceba todas as questões que estão pautadas na nossa sociedade, de forma que ele se veja realmente como um protagonista desse processo. A compreensão inclusive da valorização desse profissional é importante, porque a medida que as tecnologias avançam o papel do professor se torna ainda mais imprescindível, como mediador, como articulador, como alguém que vai construir possibilidades de reflexão. Nesse sentido falo sobre o papel do educador como marca na vida das crianças e dos jovens e sobre a importância do exercício ético que ele tem que ter nessa prática educativa”, explicou.

         A Profª Emília Cipriano é Doutora em Educação – PUC/SP; Mestre em Psicologia da Educação – PUC/SP; Professora Titular da PUC/SP; Coordenadora do Instituto Aprender a Ser – Pesquisa e Formação na Área Educacional; Pesquisadora na área da infância e autora de diversos livros e artigos educacionais.

COMENTÁRIOS