Adolescentes acolhidos no Lar Santo Antônio provocam rebelião 15/03/2013
22/03/2016 20:51 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO
Quatro adolescentes acolhidos no Lar Santo Antônio de Ourinhos revoltados contra sistema, destroem moveis e tenta agredir monitor. O caso foi parar na Delegacia no último fim de semana.

Segundo foi registrado um grupo de meninos do Lar, no último sábado tentaram atear fogo nas dependências do abrigo em seguida trancaram uma cozinheira no banheiro e não satisfeitos destruíram vários moveis, tais como cama, cômodas , camas, portas e vidraças. Já outro Boletim consta que um monitor agrediu um dos garotos.

Diante dos registros procurei pelo Presidente da entidade, Aracanã Nascimento, que contou em detalhes o que aconteceu e afirma, “não temos autoridade sobre esses menores, eles não respeitam ninguém e pior estamos ficando com medo de trabalhar aqui definindo não temos autoridade”. Nascimento.


Aracanã explicou que a rebelião que aconteceu sábado, deu-se após uma advertência de um monitor, que foi defender um garoto de apenas oito anos de abuso sexual, o profissional foi encurralado pelos garotos armados de uma chave de fenda e um pedaço de pau, e para se livrar do grupo acabou usando da força, mas como defesa. E quanto à tentativa de atear fogo na entidade, ele explicou que alguns meninos saíram e não retornaram no horário estipulado às 23 horas e quando chegaram deparam com a porta do Lar fechada, foi quando quebraram as vidraças e jogaram papeis em chamas na tentativa de queimar os colchões.

Durante nosso bate papo, perguntei para Nascimento qual advertência foi aplicada, uma vez que parte da entidade foi danificada, ele respondeu que tudo o que acontecesse no Lar é encaminhado para o Promotor da Vara e Infância da Juventude, inclusive revelou que a imprensa teve acesso a cinco registros, mas que o número ultrapassa 15, e todos foram repassados para o Promotor, pois cabe a ele aplicação de penalidade.

Enfim, os meninos estão dominando o espaço, uma que a lei acaba favorecendo tais atos, a registros que alguns fazemo papel de “aviãozinho” levaram drogas para os traficantes, e como na entidade a crianças de seis anos, a situação vem preocupando os profissionais.

“Estamos sem saber o que fazer, pois muitos não vão a escola se negam a participar de projetos e inclusive fazer parte da Guarda Mirim, ou seja, eles têm todas as regalias e não dão valor. Sei que vem de um lar desestruturado uma situação de risco, mas aqui damos amor e respeito o que não vem sendo suficiente para esse grupo de garotos”. Desabafa Aracanã.

O Lar hoje abriga 20 garotos de Ourinhos e região, e segundo Aracanã a entidade é mantida com verba do Governo Estadual, Municipal e doações, indagado sobre valor não relatou, mas, disse que o repasse não é suficiente.

Portanto, vou dar continuidade nessa reportagem e semana que vem vou entrevistar o Promotor, para saber quais penalidades serão aplicadas e neste caso especifico, indaga-ló sobre a remoção destes garotos, uma vez que eles vêm provocando pânico nos funcionários e até mesmo nos outros menores.

Reportagem: Renata Tiburcio
Web Rádio Sela de Ouro
Aki o Coice Bate Forte
Acontecendo você fica sabendo

COMENTÁRIOS