SCRP Genésio Boamorte passará a ser regime integral em 2014 16/03/2013
22/03/2016 20:59 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

A Escola Estadual Genésio Boamorte de Santa Cruz do Rio Pardo atenderá os alunos em regime integral a partir de 2014. A escola foi pré-selecionada, recebeu a visita da coordenadora do programa e da dirigente de ensino, o apoio do prefeito Otacílio Parras Assis e, após votação em conselho, aceitou o convite. Agora a escola irá passar por melhorias e mudanças para iniciar o novo sistema no próximo ano.

No dia 8 de março a coordenadora do programa de ensino integral da Secretaria de Estado da Educação, Valéria de Souza, e a dirigente regional de ensino, Silvia Maria Rodrigues Nunes Cantarin, estiveram na escola Boamorte e explicaram como funciona o sistema integral. Na ocasião, o prefeito Otacílio acompanhou a visita e disse apoiar o novo sistema que deve trazer apenas benefícios aos alunos.

O conselho é formado por professores, pais, alunos e funcionários da escola. A votação aconteceu nesta semana e a mudança foi aprovada por unanimidade. No ano passado a escola pré-selecionada foi Leônidas do Amaral Vieira, mas na ocasião o conselho da escola não aprovou a mudança.

A coordenadora Valeria de Souza explicou que a escola Boamorte foi pré-selecionada entre 155 escolas no Estado para aderir ao programa. Ela explicou que esta escolha tem como pré requisitos o tamanho adequado, a possibilidade de não remoção de alunos e, além disso, se tiver algum aluno que não queira ou não possa aderir ao ensino integral é preciso ter uma escola muito próxima para acolher esses alunos.

Mudanças – Valéria afirma que o novo sistema é vantajoso para a comunidades, os alunos e para os professores. Do ponto de vista de recursos humanos, o professor fica em regime de dedicação plena integral. Ou seja, fica o dia todo na escola e ganha uma gratificação de 75% do salario base por conta disso.

“Do ponto de vista da organização da escola, montamos laboratório de ciências da natureza, sala de leitura, uso de computadores na escola. Tem uma forte proposta de uso da tecnologia da informação na escola. A ideia é que o currículo desta escola possa proporcionar ao aluno uma saída, ou para o mundo do trabalho, ou (e) para continuar os estudos com condições para competir com uma escola particular, por exemplo”, diz.

A dirigente regional Silvia Maria afirmou que em todos os locais que o sistema foi implantado só há notícia de sucesso. “O aluno é protagonista. O investimento é tanto no professor quanto no aluno. O ensino é voltado para a aprendizagem. Nós temos muito a oferecer para o aluno que fica o dia inteiro na escola, das 7h30 as 16h30”, garante

COMENTÁRIOS