2º Workshop de Artesanato de Ourinhos começa nesta quinta-feira 20/03/2013
22/03/2016 21:21 em ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO

Nesta quinta-feira, 21, será realizada, às 19 horas, a solenidade de abertura oficial do 2º Workshop de Artesanato de Ourinhos, que segue até o dia 24 no salão da AIOR (Associação das Indústrias de Ourinhos Região), no Parque Olavo Ferreira de Sá.

O secretário de desenvolvimento econômico José Claudinei Messias e a diretora de turismo Lavínia Xavier acompanharam pessoalmente durante a quarta-feira, 20, os preparativos finais da montagem dos 38 stands, a instalação da passarela onde haverá um desfile temático com peças artesanais e o espaço vip que está sendo montado com móveis de demolição, servindo para recepção de autoridades e realização de entrevistas à imprensa. “Também utilizaremos esse espaço para expor obras em homenagem aos artistas plásticos de Ourinhos, como Cacosta, Pedroso, Irene Koga, Marilvia, além de outros nomes locais. Essa iniciativa visa valorizar nossos artistas e difundir suas artes”, ressalta a Diretora de Turismo .

“O Workshop de Artesanato de Ourinhos já está sedimentado, sendo esse um dos poucos eventos em âmbito nacional com essa proporção, entrando para o mapa estadual e nacional. A Secretaria de Turismo do Estado tem nos dado apoio em vários projetos, inclusive divulgando o nosso Workshop, haja vista a importância dos artesãos. Para incentivar a formalização desses profissionais através do MEI (Micro Empreendedor Individual), teremos um espaço aqui do Banco do Povo e da SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, pois entrando para o mercado formal há uma garantia para suas famílias e a conquista de ter assegurados os seus direitos. Nossa intenção é fomentar esse público e incentivar o reconhecimento a essa classe de trabalhadores que tem muita qualidade”, ressaltou o Secretário de Desenvolvimento Econômico.

A valorização do artesanato tem sido uma crescente e Messias acredita que com a segunda edição do workshop será possível que Ourinhos consiga em breve ter um produto artesanal de identificação do município. “Estamos buscando para Ourinhos o título de estância turística e eventos como o workshop de artesanato, festivais de música e dança, de cinema, FAPI, arrancadas, motofest, exposição de carros antigos, as festas religiosas como a de São Cristóvão e a da Nossa Senhora do Vagão Queimado têm trazido muitas pessoas pra cidade. Desta forma Ourinhos se destaca como um grande polo cultural e turístico e vamos buscar sua transformação em estância, permitindo que o município se destaque ainda mais em âmbito estadual e nacional”, pontuou.

O Secretário convida, em nome da prefeita Belkis Fernandes, toda a população de Ourinhos e região para prestigiar os quatro dias do Workshop de Artesanato. “Venham conhecer a qualidade dos nossos artesãos e os que quiserem podem se inscrever e participar das dezenas de cursos que serão oferecidos diariamente das 11h às 20 horas”, convidou o secretário.

Apresentações artísticas e desfile temático

O Workshop conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e que vai disponibilizar músicos e grupos de dança para abrilhantar ainda mais o evento.

Outra inovação deste ano é o “Desfile Temático” que será realizado no sábado. O desfile será elaborado exclusivamente com produtos de artesanato expostos no Workshop. “Essa é uma maneira lúdica e descontraída de apresentarmos os produtos e divulgar essa diversidade e riqueza produzida artesanalmente, serão utilizados produtos como a fibra da banana, tapetes em tear e crochê, até produtos confeccionados em madeira, por exemplo. Esperamos que todos gostem e desde já aproveito para reforçar o convite para que amantes de artesanato de Ourinhos e região visitem os estandes, participem das oficinas e cursos e adquiram os produtos que estarão à venda”, frisou Lavínia Xavier.

Abrindo as apresentações artísticas do workshop, antes da solenidade oficial de abertura do evento nesta quinta-feira, 21, às 18h30, haverá a apresentação da Banda Sinfônica do Centro Cultural Irmãos Quagliato, com a regência de Sirton Nasser.

COMENTÁRIOS