O SAEDI (Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas) é um programa de saúde municipal, que funciona anexo ao Centro de Saúde I (Postão) e objetiva atender de forma humanizada pessoas portadoras de hepatites virais B e C, HIV e AIDS, além de portadores de tuberculose e hanseníase.
“Podem ser atendidos pelo SAEDI os pacientes que vem até nós encaminhados pelas UBS’s ou pelo COAS (Centro de Orientação e Apoio Sorológico) com a guia de referência. O paciente então faz aqui o tratamento e acompanhamento”, explicou a enfermeira e interlocutora do programa DST/Aids Marcela Caldeira da Silva.
Há diferença no tratamento do HIV e o tratamento da AIDS. “Aquela pessoa que tem o HIV só tem o vírus, ainda não desenvolveu a doença, por isso o tratamento é diferenciado de quem já desenvolveu a AIDS. Desta forma é importante que a pessoa que fez os exames e teve resultado positivo nos procure para receber as orientações e o tratamento correto. Os sintomas geralmente são: emagrecimento muito rápido, diarreia de repetição, pneumonia constante, herpes, candidíase oral, às vezes tuberculose, sendo estas doenças oportunistas, que quando contraídas em razão da AIDS podem se agravar e levar à morte. É importante então que o diagnóstico precoce seja feito logo, pois o quanto antes a pessoa descobre que tem o vírus HIV maiores são as chances dele não se multiplicar muito e se transformar em AIDS, cujo tratamento é feito com os antiretrovirais, mais conhecidos como coquetéis. A pessoa infectada tem que acompanhar periodicamente a sua saúde”, frisou a enfermeira.
Pacientes recebem acompanhamento psicológico
Os pacientes que utilizam o SAEDI para o tratamento das Hepatites B e C, HIV e AIDS recebem também da Secretaria Municipal de Saúde acompanhamento psicológico.
“Esses são diagnósticos difíceis e o paciente fica um pouco abalado emocionalmente, por isso mesmo antes da coleta do exame é importante que os pacientes tenham esse acompanhamento psicológico, o que chamamos de pré-teste, que é uma conversa e quando o resultado vem positivo é feito um aconselhamento pós exame também. É fundamental essa avaliação psicológica mesmo antes da consulta com o médico, para aliviar essa tensão, essa ansiedade e o medo que esse diagnóstico gera. Outra questão que também interfere é a dificuldade social de alguns, o envolvimento com drogas de outros, enfim, a psicologia contribui muito com o tratamento também”, pontuou o infectologista Luiz Augusto Mazzetto.
Os parceiros das pessoas com resultados positivos de Hepatites, HIV e AIDS também devem fazer acompanhamento. “É muito importante que os parceiros das pessoas com resultados positivos também façam exames porque a transmissão dessas doenças muitas vezes ocorre por via sexual ou por convívio, para que consigam detectar se tem ou não o vírus de forma precoce. A Hepatite B e o HIV são transmitidas por via sexual ou transmissão vertical (da gestante para o bebê) ou ainda por via parenteral, que é via sangue ou derivados, como uso de drogas, transfusão de sangue, acidente com objetos perfuro-cortantes contaminados. Já a transmissão da Hepatite C é mais por via parenteral, via sexual bem pouco, por meio de transmissão vertical, mas existem outras doenças que pelo convívio, como a tuberculose, é via respiratória”, destacou Mazzetto.
O infectologista alertou ainda que a transmissão dessas doenças via parenteral pode ocorrer também pela utilização coletiva de objetos perfuro-cortantes como objetos de manicures (alicates de unha), lâminas de barbear, escovas de dentes, enfim tudo o que é compartilhado. No caso do uso de uma escova de dentes por mais de uma pessoa, o sangramento na boca de uma pode ocasionar na transmissão do vírus para a outra pessoa. Orientamos sempre que cada pessoa tenha seus próprios objetos de uso pessoais”, orientou.
A equipe do SAEDI, além do médico, da enfermeira e da psicóloga é composta ainda por duas técnicas em enfermagem, uma auxiliar administrativo e uma auxiliar de serviços gerais.
SERVIÇO:
SAEDI – Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas
Rua Wenceslau Braz, nº33 – Vila Mano
Telefone (14) 3302-6101
E-mail: saedi.ourinhos@gmail.com